quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

ATIVIDADE 3.1 - REDES DE APRENDIZAGEM




CONECTIVIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

1-    INTRODUÇÃO
O avanço da tecnologia nos possibilita que estejamos conectados à Internet cada vez mais, o que nos traz vários benefícios. Nesse contexto, os professores devem assumir posturas novas e diferenciadas, ensinando e levando o educando a aprendizagem de forma colaborativa, na investigação e na pesquisa as informações existentes na rede. A abordagem pedagógica da aprendizagem colaborativa vem ganhando força cada vez maior, constituindo-se na modalidade educacional apropriada, para atividades coletivas em redes de produção de conhecimento e a internet é a grande promotora desse acontecimento.

Depois da Internet, o cenário mudou quase por completo. Temos o professor como mediador do conhecimento, enquanto alunos se tornam coautores na busca da informação. Os alunos hoje podem compartilhar as ideias e aprofundar as pesquisas relacionadas ao assunto em um ambiente de reflexão, com bibliotecas virtuais, guias, apostilas interativas e muito mais.

2 – AS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO

 O processo ensino aprendizagem, hoje, mudou e o conhecimento antes centrado apenas no professor passou para o aprendizado em parceria com o aluno, pois há a necessidade de adaptação  do plano de aulas ao tempo de aprendizagem e à forma de estudar de cada estudante, desenvolvendo habilidades necessárias para a sua colocação futura no mercado de trabalho.

Esta atualização tecnológica pode ser muito positiva no sentido de melhorar a relação professor e aluno, já que os estudantes têm grande habilidade e interesse em tudo aquilo que deriva da tecnologia, o que faz com que a aprendizagem seja muito mais colaborativa e menos autoritária. Além disso, o uso de tecnologia irá proporcionar mudanças comportamentais, onde alunos mais tímidos estarão mais propícios a dar suas opiniões e contribuírem em grupos de discussão, redes sociais, chats e grupos de estudos, aumentando as possibilidades de que o professor conheça melhor seus alunos, já que em outras situações jamais conheceria a opinião ou saberia o domínio de um determinado assunto pela classe.

Educadores comprometidos não só com o conhecimento, mas também com o crescimento pessoal e profissional de seus alunos, saberão entender que o uso da tecnologia em sala de aula não está ligado somente a novas práticas de ensino, mas também diretamente ao crescimento do estudante. 

3-   AS POTENCIALIDADES DO FACEBOOK E WHATSAPP

A descentralização do poder docente no processo de ensino e aprendizagem, proporcionada pela tecnologia, foi fundamental para que ocorresse uma aprendizagem mais efetiva, renovadora, livre das diferenças etárias, cognitivas e hierarquizadas, pois dessa forma há o envolvimento de todos na resolução de uma tarefa, por exemplo, na obtenção de um objetivo comum. Mas, para isso é necessário que o professor seja conhecedor das ferramentas disponíveis nas redes sociais e então possa explorá-las fazendo uso no cotidiano escolar, pois ela é a representação da interação, da troca social entre o ser humano, da necessidade de criar laços, além do compartilhamento com o outro ou qualquer grupo de um mesmo interesse.

Cabe, portanto, ao professor fazer essa ponte entre as redes sociais, a interação com os alunos, mas focado nos objetivos pedagógicos, pois as redes nos auxiliam para identificarmos os interesses dos alunos, facilitando assim o planejamento dos conteúdos a serem ministrados, aguçando o interesse dos mesmos.


4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, as redes sociais vieram pra ficar, acredita-se que surgirão outras e mais outras, elas já fazem parte do nosso cotidiano e farão cada vez mais, isso é fato, logo devemos inseri-las cada vez mais nos nossos planejamentos de sala de aula, entretanto a grande dificuldade está principalmente na formação e nos modelos de educação que nós, professores, tivemos durante nosso tempo de escola, daí a necessidade de capacitações, pois a tecnologia   nos disponibiliza cada vez novidades que permeiam nosso dia a dia, porém isso não significa que tais recursos sejam utilizados adequadamente. O uso das tecnologias em salas de aula tem sido o grande desafio e a grande dificuldade dos professores já há algum tempo.